No workshop refletiremos sobre os descompassos entre a cultura letrada e a cultura imagética no âmbito da escola, pensando o cinema como uma mediação possível para se alcançar a transdisciplinaridade, a alteridade e a leitura crítica dos média. Com o apoio dos estudos de receção, abordaremos várias possibilidades de inserir o cinema no processo educativo como base para uma educação dialógica, de forma a ampliar a expressão comunicativa dos educandos por meio da Arte.
Professores, Educadores e todos os interessados em refletir sobre a utilização do cinema no processo educativo.
• Refletir sobre os modos como o cinema vem sendo utilizado no processo educativo;
• Pensar o cinema como mediação entre a cultura audiovisual, tão presente na vida de todos, e o currículo formal no processo educativo;
• O cinema como alteridade: arte, cidadania, ampliação da capacidade de expressão com a experiência audiovisual;
• Discutir o papel do educador como mediador de debates abertos, considerando que o audiovisual é altamente polissémico e subjetivo.
• DUARTE, Rosália (2006) Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica.
• MOGADOURO, Cláudia (2011) Educomunicação e Escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta). Tese de Doutorado, São Paulo: ECA-USP. Disponível no link.
• MOGADOURO, Cláudia (2013). Artigo Hugo Cabret vai à Escola, apresentado no IX Seminário Internacional Imagens da Cultura - Cultura das Imagens ECA/USP – 2013. Disponível no link - página 1232
Cláudia de Almeida Mogadouro é historiadora, mestre e doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM). Sua tese versa sobre Cinema e Educação. Tem se dedicado principalmente à formação audiovisual de educadores. É articulista do Portal NET Educação e é criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso.