AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

MONTARIA.07 . DOCUMENTÁRIO E PATRIMÓNIO RURAL . AO NORTE

montaria ao-norte montaria ao-norte

S. Lourenço da Montaria

São Lourenço da Montaria é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo, situada no interior, afastada da cidade e encostada às faldas da Serra d’Arga. Esta localização particular formou-lhe um carácter serrano e independente que se materializou em muitos vestígios materiais. Estes vestígios, muitas vezes parecem insignificantes, mas são o resultado de soluções testadas ao longo dos séculos e passadas de geração em geração, que permitiram um notável aproveitamento dos recursos num processo de adaptação ao seu meio natural.

É assim que nas construções e muros o xisto que aqui aflora se mistura com o granito, caracterizando fortemente a arquitectura popular serrana, ou que nas encostas íngremes são construídos os socalcos que permitem a agricultura, e que os declives são aproveitados para conduzir a água para as regas e para mover os moinhos, marcando profundamente a paisagem.

Também os modos de vida se desenvolveram ligados às condições do meio, entre o cultivo do milho nas terras de baixa altitude e os socalcos e o pastoreio nas chãs da serra, com inúmeras tradições de auto subsistência e comunitárias, de que os moinhos de água e a partilha das águas são um dos vestígios mais fortes.

João Alpuim Botelho in Desdobrável Informativo do Núcleo Museológico Moinhos de Água da Montaria

Como chegar

design by . publiSITIO® . 2017