Manuela Ferreira e Tiago Porteiro
Neste workshop propõe-se explorar o cinema documental como ferramenta na criação de um projeto teatral.
Tendo como referência o processo de trabalho desta dupla de artistas, no contexto do teatro com a comunidade, os participantes terão oportunidade de, a partir dos conteúdos de um filme documentário, realizar alguns exercícios tendentes a tomar contacto com as diferentes etapas que compõem uma metodologia de trabalho:
1. recolha e tratamento do material documental
2. pré-definição de uma dramaturgia/conceito
3. desenho de ações performativas
• desenvolver a capacidade de interrogar as especificidades e as complementaridades das linguagens artísticas - cinema e teatro – através de exercícios exploratórios de um estudo de caso;
• desenvolver a capacidade de identificar temáticas/noções/aspetos, extraídos de um filme documental e que tenham potencialidades de tratamento dramatúrgico num projeto teatral; tal como competências na conceção dramatúrgica desse mesmo projeto;
• desenvolver a análise crítica perante as propostas apresentadas.
Alunos de cinema e de teatro, artistas de cinema e de teatro e todos aqueles que se interessam pela articulação entre disciplinas artísticas e cruzamento entre artes e sociedade.
3 horas
É encenadora e dramaturgista. Mestrado em Artes Cénicas pela FCSH.
Exerce atividade na pedagogia do teatro. Concebe e orienta oficinas para diferentes grupos e contextos de formação. Também tem programado e coordenado vários projetos educacionais. Destaca-se o trabalho que desenvolve na área do Teatro com a Comunidade - uma das temáticas centrais gira em torno da memória e do património pessoal enquanto pontos de partida na construção de ficções dramáticas.
http://tkb.fcsh.unl.pt/user/manuela-ferreira
Doutorado e mestre em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle. Docente da Universidade do Minho (UM) – Licenciatura em Teatro (2014) depois de ter estado vinculado ao Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora (UÉ) (1996-2013). Como investigador do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA – UÉ) e do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM – UM) tem desenvolvido projetos no âmbito da formação de atores, análise de processos de criação e no domínio do Teatro e/com a Comunidade. Desenvolve trabalho como ator e como encenador.