A mesa redonda Cinema e Educação pode ser abordada a partir de múltiplos pontos de vista, mas sobretudo a partir de múltiplas experiências. Não propomos uma tese que os participantes ilustram com as práticas desenvolvidas em seus percursos, mas os testemunhos e a reflexão crítica e criativa acerca dessas práticas. Apontamos três linhas de orientação para o debate.
Na primeira pretendemos juntar experiências e reflexão sobre como o cinema observou e expôs a escola os seus atores, os processos educativos, os conflitos, a ligação à sociedade. Na segunda linha de reflexão propomos o debate em torno do cinema como produção cultural e artística, como outra forma de conhecimento, como outra forma de ver o mundo, como outro discurso. Como este entra na educação e nas práticas desenvolvidas na escola?
Finalmente, com o acesso generalizado às tecnologias de registo de imagem e de som, aos softwares de edição e a consequente libertação de constrangimentos económicos e políticos, interrogamo-nos sobre o filme de pesquisa em educação, as produções realizadas pelos alunos, a partilha nas plataformas e nas redes sociais. Que práticas e que questões éticas e políticas são levantadas por estas produções?
A reflexão crítica e criativa acerca de Cinema e Educação não se limita à escola, nem a estados etários identificados com populações mais jovens (escola básica e secundária) mas extensível à universidade, à formação dos professores, aos pais e educadores.