PRÉMIO “JOVENS TALENTOS”
VENCEDORES
No dia 28 de Maio de 2015 o júri do Prémio Jovens Talentos/Categoria Vídeo, constituído por Isolino Alves de Sousa, Ângelo Peres e Joana Carvalho reuniu para deliberação dos filmes vencedores, segundo os critérios de avaliação que anteriormente tinham definido: caráter inovador e respeito pela temática; mérito criativo e técnico; qualidade técnica do trabalho.
Desta forma, o 1º lugar foi atribuído ao filme “MAR NÃO É SÓ ÁGUA”, de Miguel Filgueiras. Um olhar e um sentir da relação entre a foz do rio e as margens, como o vento e a água se impregnam na paisagem humana da foz do Lima. O filme tem uma estética e uma linguagem muito interessantes. Não tem uma história para contar, antes uma forma e um ambiente para mostrar.
O 2º lugar coube ao filme “ENTRE O DIVINO E O PROFANO”, de Flávio Jácome da Cruz. O júri considerou muito interessante e criativa a abordagem à Noite dos Tapetes, especialmente a banda sonora. Fica vincado sobretudo o divino, menos o profano. De todos os filmes, é o que estará mais próximo de um registo etnográfico.
Finalmente, o 3º lugar foi atribuído ao filme “PEQUENA NATUREZA”, de Bernardo Nabais. Um filme poético e nostálgico, onde a narrativa serve para projetar um olhar sobre a natureza do território e das gentes. Rigoroso apesar de um discurso cinematográfico algo académico.