AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

MONTARIA . DOCUMENTÁRIO E PATRIMÓNIO RURAL . AO NORTE

são lourenço da montaria ao-norte
são lourenço da montaria ao-nortesão lourenço da montaria ao-nortesão lourenço da montaria ao-norte

S. Lourenço da Montaria

São Lourenço da Montaria é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo, situada no interior, afastada da cidade e encostada às faldas da Serra d’Arga.

Esta localização particular formou-lhe um carácter serrano e independente que se materializou em muitos vestígios materiais. Estes vestígios, muitas vezes parecem insignificantes, mas são o resultado de soluções testadas ao longo dos séculos e passadas de geração em geração, que permitiram um notável aproveitamento dos recursos num processo de adaptação ao seu meio natural.

É assim que nas construções e muros o xisto que aqui aflora se mistura com o granito, caracterizando fortemente a arquitectura popular serrana, ou que nas encostas íngremes são construídos os socalcos que permitem a agricultura, e que os declives são aproveitados para conduzir a água para as regas e para mover os moinhos, marcando profundamente a paisagem.

Também os modos de vida se desenvolveram ligados às condições do meio, entre o cultivo do milho nas terras de baixa altitude e os socalcos e o pastoreio nas chãs da serra, com inúmeras tradições de auto subsistência e comunitárias, de que os moinhos de água e a partilha das águas são um dos vestígios mais fortes.

João Alpuim Botelho in Desdobrável Informativo do Núcleo Museológico Moinhos de Água da Montaria.

Padroeiro: S. Lourenço

Habitantes: 549 habitantes (I.N.E. 2011)

Sectores laborais: Agricultura de subsistência, pecuária e pequeno comércio

Tradições festivas: S. Brás: 2 e 3 de Fevereiro. Nossa Senhora da Conceição: 8 de Dezembro. Senhor do Socorro e S. Amaro: 1º Fim-de-semana de Julho. S. Francisco: 2º fim-de-semana de Julho. S. Mamede e S. Frutuoso: 1º fim-de-semana de Agosto. S. Lourenço (Padroeiro): 9 e 10 de Agosto. Santa Bárbara: 28 e 29 de Agosto.

Valores patrimoniais e aspetos turísticos: Igreja Paroquial e capelas de Nossa Senhora da Conceição, de S. Brás, do Senhor do Socorro e Santo Amaro, de SãoMamede e S. Frutuoso e S. Francisco, Senhora do Minho no alto da serra d’Arga, Viveiro Florestal no sítio da Portodeira, rio Âncora, quedas de água (com maior destaque para o “Pincho”) e moinhos de água.

Gastronomia: Chouriço de S. Lourenço e outros enchidos, Cozido à Portuguesa. Cabrito da Serra D`Arga e Sarapatel. Arroz doce.

Coletividades: Associação Desportiva e Cultural Montariense, Associação Amigos da Montaria e Grupo Etnográfico de S. Lourenço da Montaria.

A partir de http://www.jf-montaria.com

Como chegar

são lourenço da montaria

Programa Ruralhub 0.1 Concerto Phole Inscrição
S. Lourenço Montaria Como Chegar

Info

Email: ao-norte@nortenet.pt

Telf.: +351 258 821 619

Telm.: +351 962834852 (Rui Ramos)

2019 . webdesign by . publiSITIO . Todos os direitos reservados