AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

EXPOSIÇÕES

2012

04 a 20 de Maio, das 10h00 às 18h00

SÉRGIO GODINHO E AS 40 ILUSTRAÇÕES

ANTIGOS PAÇOs DO CONCELHO (r/C) - Praça da República

 

Dia 12 de Maio, às 11h30, presença de Sérgio Godinho

 

A história começa com a data redonda dos 40 anos de canções de Sérgio Godinho. A novíssima editora abysmo resolve lançar o desafio a 40 ilustradores – de José Brandão a Henrique Cayatte, de Catarina Valadas a Gémeo Luís, de João Maio Pinto a Pedro Nora, de Pedro Proença a Teresa Lima, de João Fazenda a André Carrilho, enfim, várias gerações, diversas origens e todos os estilos – para iluminarem algumas melodias que marcaram os nossos dias. O resultado foi um álbum, declinado agora em exposição com impressões fine art das diferentes interpretações.

 

Sérgio Godinho, no prefácio:

«Ilustrada a música destas quarenta maneiras, percebo agora melhor o que dizem as palavras. A música pura diz tudo sem mostrar nada, e só depois as frases da palavra lhe dão percursos, caras e intenções. Uma canção pronta é indiciada apenas como versão primeira de uma que se irá seguir. Por isso gosto tanto da ideia de versão, onde de repente fica provada a profunda essência plástica de uma melodia e de um verso. É, no limite, uma história sem fim, que se desdobra e se desfia, como o infinito sempre à mão. No caso, a música semeou-se em manchas e riscos, e eu fui descobrindo, atónito, as novas caríssimas versões das minhas inesperadas canções. Sinto-me brindado, e orgulhoso por ser o veículo em que se mostra o ardor criativo da ilustração portuguesa. Em plurais viagens, quarenta porque não há lugar para mais.»

 

 

 

2012

08 de Maio a 31 de Agosto de 2012

HOMEM MORTO

COLECÇÃO O FILME DA MINHA VIDA #12

Desenhos originais do livro de BD, de António Gonçalves a partir do filme homónimo, de Jim Jarmush.

 

08 de Maio Exibição do filme HOMEM MORTO, às 10h30

 

08 de Maio Inauguração da exposição + lançamento do livro + encontro com o autor Espaço AO NORTE Praça D. Maria II, n.º 113, R/C

 

SINOPSE: Dead Man é a história da viagem, física e espiritual, de um jovem, num território que lhe é particularmente estranho. Centra-se num moribundo, um jovem caixeiro que procura a sorte no Oeste e acaba por matar o filho de um poderoso rancheiro, tornando-se alvo de uma implacável perseguição. Johnny Depp é o "dead man" confundido por um nativo americano com a reincarnação do poeta William Blake, cuja fuga é pontuada por estranhos encontros.

 

Título: Homem Morto

Título Original: Dead Man

Realização: Jim Jarmush

Intérpretes: Johnny Depp, Gary Farmer, Crispin Glover, Lance Henriksen, John Hurt, Robert Mitchum, Iggy Pop

Argumento: Jim Jarmusch

Fotografia: Robby Müller

Montagem: Jay Rabinowitz

Música Original: Neil Young

Ano: 1995 País: EUA Duração: 121'

 

Nota sobre o autor

António Gonçalves, nascido 1975, Vila Nova de Famalicão.

Frequentou a Escola Soares dos Reis, Porto. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de Cuenca-Espanha, ao abrigo do Projecto Erasmus 1998/1999.

Expõe individualmente e colectivamente em Portugal e estrangeiro.

Prémio revelação Júlio Resende, Gondomar 1997, Prémio Benjamim Salgado, V. N. Famalicão 2000. Menção Honrosa na 3ª Bienal de Artes Plásticas, Marinha Grande 2000.

Prémio aquisição da Caja Extremadura no XXVI Salón de Otoño de Pintura de Plascencia, Plascencia, Espanha 2004.

Director artístico da Fundação Cupertino de Miranda V. N. Famalicão.

Professor Assistente na Escola Superior Artística do Porto extensão de Guimarães.

 

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2012