AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVI ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

ao norte

Filmes Selecionados

SESSÃO 1
sexta 13 de maio . 23h15 - 00h00 . Teatro Municipal Sá de Miranda

SQUAD, DE Rajan Kathet

Aluno do curso DocNomads – Masters in Documentary Film Directing/ Mestrado em Realização Documental Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ Portugal

O jogo de futebol, sendo o desporto mais popular é um florescente negócio.


TRANSFORMAÇÕES, de Paulo Corrêa

Aluno do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte (São Paulo)/ Brasil

Material gravado por 3 meses sem um tema aparente, mas com o conceito de câmara invisível, abordando as transformações de objetos e pessoas no meio urbano. Porque toda história é uma transformação. Toda transformação é uma história.


TERRA-MÃE, de Ricardo Couto

Aluno do Mestrado em Comunicação Audiovisual – Fotografia e Cinema Documental, da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto/ Portugal

Os caminhos do quotidiano são o reflexo de quem somos. Há, em cada ação, um pouco de nós. Do que fomos. Do que queremos ser. A vida é o encontro de múltiplos caminhos. Em todos eles, a vontade de chegar.


PAVÃO SEM CORES, de Isabele Orengo

Aluna do Curso de Cinema e Vídeo, da Faculdade de Artes do Paraná – Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR)/ Brasil

Filme fábula em homenagem a Delmarius Pavão Orengo.

SESSÃO 2
sábado 14 de maio . 10h30-13h00 . Teatro Municipal Sá de Miranda

BECCO DO COTOVELO, de Eduardo Cunha e Pedro Cela

Alunos do Curso de Comunicação Social, da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza/ Brasil.

Becco do cotovelo é um filme que retrata o movimento de um tradicional beco no centro de Sobral-CE, construído a partir de encontros e de observação das pessoas que transitam e ocupam o lugar.


INVISÍVEL, de Anna Martini

aluna do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte (São Paulo)/ Brasil

"O que você entende por energias e influências? O documentário Invisível busca as opiniões de várias pessoas e especialistas, percebendo as influências que cada um traz para sua própria vida e para outros. Pensamentos, palavras, ações, que moldam as crianças que aprendem com esses adultos. Ao pensar no planeta e no futuro, antes temos que olhar para dentro, no presente."


ESTA TERRA NÃO É MINHA, de Inês de Lima Torres

Aluna do Curso de Cinema, da Escola Superior de Teatro e Cinema/ Portugal

“O tempo cresce na pele e a pele cresce no tempo'' conta uma voz sob uma estética-diário, onde é sentida a separação causada pela distância entre dois países.


INTOLERÂNCIAS DA FÉ, de Alexandre B. Borges, Fernando de Sousa e Taís Capelini

Alunos do Mestrado em Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ Brasil

A partir do depoimento de pesquisadores, lideranças religiosas e praticantes de religiões afrobrasileiras, Intolerâncias da Fé pretende retratar os conflitos religiosos ocorridos no espaço público e problematizar o tratamento conferido a estes conflitos pela sociedade e por instituições como a escola e a polícia. Os episódios de intolerância religiosa e a exposição de aspetos da luta histórica dos adeptos das religiões de matriz africana e brasileira por legitimação e reconhecimento mostram que “ninguém quer ser tolerado”, e sim respeitado.


MEMÓRIAS DE CLAUDIO FULCO, de Aline Ferreira

Aluna do Curso de Comunicação Social – Cinema, da Universidade Anhembi Morumbi/ Brasil

Claudio Fulco trabalhou durante 20 anos em diversos cinemas de São Paulo como operador cinematográfico e possui vasta coleção de projetores e filmes em Super 8 e 16mm. Amante da sétima arte e dos filmes em película, Fulco acredita na magia da projeção e no poder do Cinema na arte de preservar memórias.


SUR LES POINTES, de Diana Ricardo, Maria do Carmo Duarte e Sandra Carneiro

Alunas do Curso de Vídeo e Cinema Documental, da Escola Superior Tecnologia de Abrantes/ Portugal

Num mundo onde a sociedade se encontra padronizada e onde a imagem vale mais do que a própria palavra, um homem tenta libertar-se das pressões sociais através das belas artes e da dança. João David é o culminar de criações artísticas, uma metáfora sobre o sentido profundo da beleza e da arte.


UM DIA NA VIDA DO PASTOR BOAVENTURA, de Emanuel Silva

Aluno do Mestrado em Comunicação Multimédia, da Universidade de Aveiro/ Portugal

Um dia na vida de Boaventura - um homem de meia-idade que, depois de ter outros empregos, se tornou pastor.


RETRATOS DA HISTÓRICA VILA MARIA ZÉLIA, de Patrícia Helena dos Santos

aluna de Cinema daFundação Armando Alvares Penteado – FAAP/ Brasil

"Os vestígios do passado e do presente nos registros cotidianos da Vila Maria Zélia, pioneira vila operária da cidade de São Paulo."


LEGO, de Laura Dias

Aluna do Curso de Cinema e televisão, da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação/ Portugal

Fernando Rodrigues, 71 anos, alcunhado por gueu, dedica a sua vida à pesca. Conhecido como o pescador mais velho da Ericeira no ativo, pretendemos retratar o seu dia-a-dia. A necessidade e a paixão por esta profissão faz com que se levante de madrugada e enfrente a força do mar.

SESSÃO 3
sábado 14 de maio . 18h30-19h30 . Teatro Municipal Sá de Miranda

EU VOU BOTAR CRIANÇA NA CABEÇA DE VOCÊS, de Nathalia Tiveron

Aluno do Bacharelado em Audiovisual, do Centro Universitário Senac/ Brasil.

O documentário aborda de maneira singela e afetiva a Festa do Erês no universo do candomblé. Filmado em uma tradicional casa de santo paulista, o ritual é celebrado com muitos doces e brinquedos em homenagem ao universo infantil.


FRAGMENTOS DO TEMPO, de Carina de Castro

Aluna do Curso de Cinema e televisão, da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação/ Portugal

Há 184 anos que o número 7, da Praça da Figueira, em Lisboa é um verdadeiro local de magia, que nos faz viajar ao mundo do “faz-de-conta”. Um espaço de memórias, de fantasia, de histórias de encantar. Onde os protagonistas são bonecas, peluches e porcelanas. O local onde qualquer doença e qualquer mazela têm cura.


MARROCOS, de Andrea Nero e Iajima Silema

Alunos da AIC – Academia Internacional de Cinema/ Brasil

O espaço do antigo Cine Marrocos é hoje ocupado por cerca de 500 famílias organizadas em torno de um movimento social pela habitação. O mesmo espaço há décadas atrás era cenário de importantes episódios da cinematografia brasileira. A palavra Marrocos transforma-se em ponte possível de acesso à culturas que possuem a prática nômade e o cenário desértico como elementos marcantes de um imaginário praticamente atemporal. O documentário utiliza-se destes elementos para abordar – privilegiando aspetos sensoriais e imagéticos – as realidades provisórias que atravessam a história de vida do Cine Marrocos e de seus atuais moradores. Marrocos é um documentário que aborda o tema da transitoriedade, criando relações com o imaginário do nomadismo que se identifica com o atual contexto urbano.


OS SEGREDOS QUE A CAL ESCONDE, de Luana Cabral e Luciana GB

Alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo/ Brasil

Um projeto proposto por pesquisadores de uma Universidade alemã prevê a construção de escadas rolantes em alguns morros da cidade de Vitória.


O PÃO NOSSO DE CADA DIA, de Carlos Góis

Aluno do Curso de Cinema e televisão, da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação/ Portugal

"A Malhada é uma aldeia situada em Vila de Rei, o centro geográfico de Portugal Continental. Meio rural onde impera a auto-subsistência. População: onze pessoas. Têm rádios e televisões. Porém distantes do meio urbano, da sociedade capitalista. São pessoas acolhedoras, celebram cada visitante. Sente-se companheirismo, uma humanidade rara. Confiança no vizinho. As portas estão abertas e os cães correm livres pela aldeia. Não há segredos. Nesta aldeia vive-se da terra, fala-se com a Natureza, olha-se de frente os elementos. Deus está presente. Quem vê de fora, vê carência tecnológica, subdesenvolvimento. Pensa-se em perda, sobrevivência. Quem vê de fora esquece que somos nós, aqui, que nos contorcemos para sobreviver, que nos movemos freneticamente e esquecemos o que é viver. Que os outros sintam a serenidade e preenchimento que nós sentimos. A relação do homem com os outros homens, e dos homens com a Natureza. Que sejam capazes de observar. Entender que na Malhada não se sobrevive. Há tempo e espaço para uma vida que transborda.

SESSÃO 4
sábado 14 de maio . 23h30-00h30 . Teatro Municipal Sá de Miranda

LIVRO NÓMADA, de Stella Horta

Aluna do Curso de Comunicação Audiovisual e Cinema, da Escola Secundária Artística António Arroio / Portugal

A personagem principal deste filme é um Livro de Viagem, que tem uma voz e uma ação transversal a toda a narrativa. As personagens secundárias são onze e cada uma delas contribui para o desenrolar da história. As personagens partilham narrativas criativas e transdisciplinares tais como: uma canção, uma ilustração, um solo de dança, um poema ou simplesmente um relato de uma memória. Para além disso, contribuem com um registo no próprio Livro de Viagem, um texto, uma ilustração, uma fotografia entre outros, e ele, Livro de Viagem, vai relacionando as histórias e experiências refletindo sobre os relatos de cada um.


SILÊNCIOS, de Catarina Lapa Cavallari e Luis Felipe Nogueira

Alunos do Curso Superior do Audiovisual, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / Brasil

Silêncios é um documentário que, ao decorrer de um dia, lança um olhar sobre os sons e o silêncio no centro de São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo.


TATAME, de Daniel Nolasco e Felipe Fernandes

Alunos do Curso de Cinema e Audiovisual, da UFF - Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro) / Brasil

A luta livre é também conhecida como professional wrestling, lucha libre e puroresu. A FILL - Federação Internacional de Luta Livre – é uma das academias símbolo da cena independente atual no Brasil. Realiza parte de seus shows na quadra de um antigo clube abandonado, em Vicente de Carvalho, zona norte do Rio de Janeiro. Tatame é um retrato afetivo dos principais membros da FILL. Da rotina diária à transformação que cada um passa para se tornar os protagonistas deste espetáculo.


ESTA NOITE VI DOIS MARCIANOS DE SMOKING, de Lipe Canêdo

aluno do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, da Universidade do Minho/ Portugal

Em 1988 a Rádio Braga fez uma transmissão que narrava uma invasão marciana a Portugal em homenagem ao cinquentenário da célebre peripécia radiofônica de Orson Welles no Estados Unidos que adaptou a obra Guerra dos Mundos, de H.G. Wells.


ENCANTÁRIA, de Fernanda Brasileiro

Aluna do Curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Ceará/ Brasil

Encantária é o lugar onde seres sagrados se manifestam através de forças da natureza. E através de Pajé Barbosa, da etnia Pitaguary, esse lugar se revela em sua dimensão; seja em uma roda de conversa, caminhando na Serra da Monguba ou em um ritual.


PARA LÁ DO MARÃO, de José Fernandes

Aluno do Mestrado em Realização Documental da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ DocNomads – Masters in Documentary Film Directing/ Portugal

Uma população em extinção e uma terra longe da vista, ameaçada pelo seu próprio desaparecimento.


TOPO DA PÁGINA

VOLTAR ENCONTROS

design by . publiSITIO® . 2016