Trilogia dos Vales é um documentário filmado entre janeiro e agosto de 2022 no concelho de Monção.
O que mudou? O que continua igual? A Trilogia dos Vales é uma ode à simplicidade da vida rural, ao mesmo tempo que traça um retrato das populações que vivem em territórios isolados de Portugal. Além dos testemunhos, as imagens são acompanhadas por música tocada e gravada ao vivo na primeira apresentação do filme-concerto.
Nesta edição do RURAL HUB, o VIANA ABORDO vem até São Lourenço da Montaria, para o MONTARIA.11 - documentário e património rural e traz-nos a sessão sobre BIOREGIÃO | ECOTERRITÓRIO.
A reflexão sobre como potenciar, de forma única e harmoniosa, o aproveitamento e valorização do património natural e dos restantes recursos endógenos de um território, em termos do seu desenvolvimento sustentável, ganha uma importância crucial nas atuais políticas de desenvolvimento local, especialmente num quadro da crescente descentralização de competências da administração pública.
Neste sentido, os conceitos de Bio-Região e de Eco-Território, enquanto abordagens holísticas e interconectadas aos territórios, integrando os aspetos ecológicos, biológicos, culturais e socioeconómicos como elementos centrais para pensar e estruturar o respetivo desenvolvimento sustentado, encorajando um senso de identidade baseada no lugar e na sua conexão com a terra, assumem uma crescente relevância para imaginar e cocriar o futuro das comunidades locais.
Ao centrarem a sua atenção nos sistemas vivos que caraterizam os territórios, no empoderamento de comunidades mais participativas e inclusivas - e portanto mais resilientes, e na manifestação do potencial único e diferenciador que neles se pode identificar, as bio-regiões e os eco-territórios abrem novas perspetivas para pensar o seu desenvolvimento.
Local: Largo do Souto
Âmbito do Percurso: Paisagístico, Ecológico e Cultural
Localização do Percurso: Freguesia da Montaria
Partida / Chegada: Largo do Souto, junto ao edifício da Junta de Freguesia Montaria (Lat 41º 47’28.17’’N Long 08º 43’ 43.22’’W)
Duração do Percurso: 3 horas (ida e volta)
Distância Percorrida: 12 km (ida e volta)
Grau de Dificuldade: Moderado
Nota: a realização da caminhada está sujeita às condições meteorológicas.
É através da gastronomia regional que queremos reviver tradições e costumes que fazem parte do que é ser madeirense. “À Volta da Mesa” é um documentário sobre receitas de família com histórias de vida.
Calçado e roupa confortável e adequados ao terreno e à época (por vezes, as noites são frias).
Email: ao-norte@nortenet.pt
Telf.: +351 258 821 619 (rede fixa nacional)
Telm.: +351 962 834 852 - Rui Ramos (rede móvel nacional)
A FESTA DA BROA E DO CHOURIÇO convoca produtos característicos da alimentação local, a broa de milho e a carne de porco, de onde sobressaem os famosos chouriços da Montaria, com a finalidade da celebração da cultura local pela via gastronómica. Em tempos de fast-food, é uma forma de manter vivas as tradições culturais da aldeia e partilhar sabores que os novos ritmos de vida têm deixado perder.
Cabrito (sábado ao jantar, domingo ao almoço e jantar) / caldo verde / arroz doce. Petiscos: fêveras no pão / rojões à moda de s. lourenço / moelas / pataniscas de bacalhau / bolinhos de bacalhau. Bebidas: vinho tinto e branco da região / champarrião / bagaço com mel / café.