Nos anos sessenta, quem recorria a um passador para emigrar clandestinamente conhecia o código da fotografia rasgada. O passador guardava metade da fotografia de quem emigrava e a outra levava-a o emigrante que, uma vez chegado ao destino, a remetia à família, em sinal de que chegara bem e que poderia ser concluído o pagamento pela sua “passagem”. Partindo da sua experiência como emigrante e das memórias de muitos portugueses que partiram para França “a salto”, José Vieira traça um retrato amargo da história recente de Portugal.
Âmbito do Percurso: Paisagístico, Ecológico e Cultural
Localização do Percurso: Freguesia da Montaria
Partida / Chegada: Largo do Souto, junto ao edifício da Junta de Freguesia Montaria (Lat 41º 47’28.17’’N Long 08º 43’ 43.22’’W)
Duração do Percurso: 3 horas (ida e volta)
Distância Percorrida: 10 km (ida e volta)
Grau de Dificuldade: Moderado
Nota: a realização da caminhada está sujeita às condições meteorológicas.
Crónica de um bairro de lata em Maio de 1968. O filme articula-se em torno do relato de um homem em busca das histórias dos emigrantes portugueses tomados pela turbulência dos acontecimentos. Partindo das suas recordações, que se confrontam com os relatos dos outros e com imagens da época, ele tenta construir uma memória coletiva dos “anos de lama”.
Calçado e roupa confortável e adequados ao terreno e à época (por vezes, as noites são frias).
Email: ao-norte@nortenet.pt
Telf.: +351 258 821 619 (rede fixa nacional)
Telm.: +351 962 834 852 - Rui Ramos (rede móvel nacional)
A FESTA DA BROA E DO CHOURIÇO convoca produtos característicos da alimentação local, a broa de milho e a carne de porco, de onde sobressaem os famosos chouriços da Montaria, com a finalidade da celebração da cultura local pela via gastronómica. Em tempos de fast-food, é uma forma de manter vivas as tradições culturais da aldeia e partilhar sabores que os novos ritmos de vida têm deixado perder.
Cabrito (sábado ao jantar, domingo ao almoço e jantar) / caldo verde / arroz doce. Petiscos: fêveras no pão / rojões à moda de s. lourenço / moelas / pataniscas de bacalhau / bolinhos de bacalhau. Bebidas: vinho tinto e branco da região / champarrião / bagaço com mel / café.