AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

CONVERSAS . FOTOGRAFIA


Virgílio Ferreira
\ Passages
de Virgílio Ferreira

\ Dia 8 de novembro / 2017 às 21h30
Galeria Espaço AO NORTE

Conversas Sobre Fotografia
\ PASSAGES de Virgílio Ferreira

“Passages” é um ensaio sobre o estado de vazio e impermanência, um mapeamento do presente em que os sentidos e percepção do mundo se transformam num estado líquido, feito de realidades indefinidas. Representado por figuras anónimas e espaços diluídos relacionados com uma impressão inicial, incompleta e intangível, na qual a luz destrói e nega qualquer referência ao espaço e sentido comum, explorando a ambiguidade da realidade e características transitórias. Contraria, desta forma, a imagem nítida do mundo lembrando a condição indeterminada do ser em que a realidade parece cada vez mais incerta e o tempo e espaço progressivamente deslocados.



Virgílio Ferreira nasceu no Porto.
Concluíu o Mestrado em Fotografia, Universidade de Brighton, UK, 2012; o curso de Fotografia Cinematográfica na Escola Internacional de Cinema de Cuba, 2005; o curso de Fotografia na École des Arts e Metiers de L´image 21-Paris, 1995 e na Escola Técnica de Fotografia do Porto, 1992.
O seu trabalho tem sido exposto na Europa, Médio Oriente, Estados Unidos e Sudeste Asiático. Com destaque Trienal de Fotografia de Hamburgo (Alemanha); Flowers Gallery, (Londres); Unseen Photo Fair (Amsterdão); Photo LA e Photo Miami, (USA); Galeria Módulo (Lisboa); Format Festival (UK); Ofoto Gallery (Xangai); Hight House Gallery, (UK); Empty Quarter Gallery (Dubai); Galerie Huit ( Arles); Museu da Imagem (Braga); The Southeast Museum of Photography, (USA); Centro Português de Fotografia; Fotofestiwal Lodz (Polónia); BAC Festival, Centre of Contemporary Culture of Barcelona; 2º FotoFestivals Mannheim, Ludwigshafen, Heidelberg, (Alemanha); 19º Encontro de Fotografia Thessalonik (Grécia); Stichinng Bep (Amsterdão); Berllaymont (Bruxelas); Royal College of Art (Londres); Casa das Américas (Madrid); Círculo de Bellas Artes de Tenerife; Rencontres de la Photographie d' Arles (França); Museu Nacional de Faro; Encontros da Imagem (Braga).
O seu trabalho também tem sido reconhecido com vários prémios, nomeadamente 1000 Words Award, um prémio europeu coordenado pela 1000 Words Photography Magazine (UK), em parceria com Cobertura Photo (Espanha), Atelier de Visu (França) e Magnum Photos (2012); Prêmio Internacional de Fotografia Dst, Encontros da Imagem, Portugal, (2010), e semi-finalista do HSBC Fundação pour la Photographie, Paris (2007). Recentemente foi nomeado para o Prix Pictet o maior prémio internacional de fotografia e sustentabilidade, e para a primeira edição do Magnum Graduate Photographers Award em UK (2015). Foi também reconhecido com várias bolsas para pesquisa e desenvolvimento de trabalho artístico, incluindo Direção-Geral das Artes, Portugal, durante o biénio de 2013/14 para desenvolver e promover o projeto "Ser e Devir"; Santander International Masters Scholarships, University of Brighton, (2011), e uma bolsa da Fundação Oriente para desenvolver o projecto “Peregrinos do Quotidiano”, Macau, China, 2006.
Desde 1998 tem vindo a publicar regularmente em forma de livro os projectos que realiza, destacam-se: "Passages" edição de autor; “Being and Becoming”, edição Scopio, 2013; “Daily Pilgrims”, edição de autor, 2008 ; Nós e os outros, edição Centro Português de Fotografia, 2003; Rainbow, Colecção Arte Contemporânea Portuguesa, edição Mimesis, 2002. É de Salientar a periodicidade de publicações internacionais em revistas, Photo-Art Blogs e webzines, como é o exemplo da European Photography; Katalog- Museet for Fotokunst Brandts; Hey, Hot Shot; 1000 Words Photography; Lens Culture; Eye Curious; Mrs Deane; Heading East; Exposure Compensation e Artephotographica.
Representado em várias colecções Públicas e Privadas, incluindo Colecção Nacional de Fotografia, CPF/MC; the Southeast Museum of Photography, USA; Hahnemuhle Anniversary Collection, Alemanha; Encontros da Imagem; Lodz Art Center, Polónia e Universidade de Coimbra.


http://www.virgilioferreira.com


Local


Galeria Espaço AO NORTE

Praça D. Maria II, n.º 113, r/c

4900-489 Viana do Castelo


design by . publiSITIO . 2017