A Associação AO NORTE, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do ICA, Instituto do Cinema e do Audiovisual, tendo como parceiro privilegiado a Escola tem vindo a desenvolver junto das crianças e jovens o projeto Escolas Em Grande Plano, que contempla atividades originais e diversificadas de literacia cinematográfica.
São ações realizadas ao longo do ano letivo, com diferentes objetivos pedagógicos e destinatários que atravessam todos os níveis de ensino e procuram desenvolver o interesse pelo cinema e o audiovisual, sensibilizar alunos e professores para estas formas de expressão e para as tecnologias associadas, proporcionando aos jovens os meios de análise, criação e de produção que permitam novas formas de expressão.
ATIVIDADES • 2024 / 2025CINEREDE vai permitir que os alunos assistam à projeção de filmes (ficção, documentários e de animação) na sala de cinema e o debatam em sala de aula (ver descrição em ATIVIDADES 2024/25). Pretende-se promover a descoberta da linguagem cinematográfica, apresentar o cinema como forma de expressão artística e promover o diálogo sobre os filmes visionados.
Esta iniciativa tem como principal objectivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem audiovisual.
Propõe-se às escolas que os alunos participem na realização de um pequeno vídeo sobre uma história criada e trabalhada pela turma.
A partir da história ou ideia é elaborado um guião com a ajuda dos formadores, e parte-se para o registo das imagens e sua posterior montagem. Os alunos são parte activa ao longo da realização de todo o percurso formativo.
O projeto Histórias da Praça está integrado nos Encontros de Cinema de Viana, realiza-se desde 2000 e acontece no mes de maio.
Esta formaçao procura sensibilizar os participantes (uma turma de alunos de uma escola) para o processo criativo da criaçao cinematográfica com destaque para as fases da preparaçao e rodagem de um filme, destinadas a compreender o processo criativo e técnico, através de análises das estratégias e métodos escolhidos na adaptaçao do imaginário da história.
Os Lumière na Sala de Aula é um projeto pedagógico proposto pela AO NORTE às escolas. Tem como destinatários os alunos do Ensino Básico, Secundário e Superior. Tem como principais objetivos: abordar a narrativa, educar para o cinema através do contacto com a linguagem audiovisual e proporcionar um espaço de criação audiovisual. Para o desenvolvimento do projeto é seguido um Plano de Aula, que permite:
• Abordar a invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière
• Visionar filmes dos Irmãos Lumière
• Criar, com os alunos, argumentos para filmes a realizar segundo o modelo dos filmes dos Irmãos Lumière (filmes de um minuto com um único plano)
• Filmar os argumentos e divulgar os filmes no Lugar do Real
Projeto pedagógico que aborda o texto poético e proporciona um espaço de criação audiovisual.
Durante a ação, os alunos de uma turma são divididos em grupos de trabalho (3 ou 4 alunos) e, cada grupo, realiza um vídeo a partir de um poema previamente escolhido.
• Abordar o texto poético
• Educar para o cinema através do contacto com a linguagem audiovisual
• Proporcionar um espaço de criação audiovisual
• Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista através de uma obra cinematográfica
O projeto pedagógico Um Minuto, Um Filme aborda a narrativa cinematográfica e, à semelhança com a velocidade de novos media como o TikTok e os Reels do Instagram, desafia professores e alunos a planear, produzir e encenar filmes com um minuto de duração. A atividade tem como principais objetivos:
• Educar para o cinema
• Proporcionar um espaço de criação audiovisual
• Proporcionar um espaço de criação audiovisual
• Abordar a narrativa e o texto não literário num curto espaço de tempo
• Propor uma ponte entre a linguagem do cinema e os novos media
O Festival de Vídeo Escolar integra os Encontros de Cinema de Viana e tem como principais objetivos:
• Promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar
• Sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa
• Divulgar experiências que promovam a familiarização com o cinema e as imagens animadas;
• Favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais do audiovisual e do cinema
• Divulgar em sala obras audiovisuais produzidas nas escolas
Os alunos podem participar de duas formas: assistindo às projeções dos filmes candidatos aos prémios do Festival e enviando filmes a concurso.
O curso Olhar o Real tem como objectivo proporcionar um espaço de aprendizagem e de experimentação, através da realização de documentários em vídeo digital.
CONTEÚDOS, TEORIA E PRÁTICA
Olhar o Real apresenta um programa de estudo fundamentalmente prático cujo objectivo principal é sensibilizar os interessados para aspectos da realização vídeo-cinematográfica na área do documentário contemporâneo.
São abordadas as seguintes áreas: câmara, som, iluminação, realização e montagem.
Para concluir a Oficina Olhar o Real, cada participante colabora na realização de um documentário e desenvolve um projecto pessoal no campo do documentário de criação.
O Filme da Minha Vida tem como objetivo pedagógico abordar a relação entre ilustração, banda desenhada e cinema.
Conta com a projeção e análise do filme escolhido por um autor de banda desenhada/ilustrador, a apresentação do livro da coleção O Filme da Minha Vida, uma exposição dos originais e um encontro/debate com o autor, para os quais serão convidados a participar alunos de artes visuais e de disciplinas relacionadas com o audiovisual, comunicação e língua portuguesa.
Cada livro inclui 32 pranchas a preto e branco, um texto de análise (da autoria de João Paulo Cotrim e Pedro Moura), uma biografia do autor e a filmografia do realizador escolhido.
Esta coleção é dirigida pelo artista plástico Tiago Manuel e tem design gráfico de Luís Mendonça.
A Associação AO NORTE lançou, no ano letivo 2024/25, Postais da Terra, um projeto que quer ligar, através de um intercâmbio audiovisual, jovens da comunidade de países de língua oficial portuguesa. Pretende incentivar o respeito mútuo, a valorização de diferentes culturas e tradições, a abertura à diversidade cultural e fomentar o uso do audiovisual para expressar e comunicar ideias, informações e opiniões.
Postais da Terra quer contribuir para a construção de um mundo mais justo, sustentável e pacífico, assente na promoção da paz, na solidariedade e no diálogo.
O projeto teve início com uma parceria da AO NORTE com a Associação OLHO LARGO, de Cabo Verde, e o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, entidades a que outras se poderão juntar.
A AO NORTE em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, organiza ações de formação, destinadas a Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.