Em 2024, o RE.VER realiza-se nos dias 23 e 24 de Novembro, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo. Durante dois dias teremos um conjunto de conversas sobre fotografia.
Este RE.VER pretende trabalhar sobre a relação da fotografia com a contemporaneidade, pensar os autores e o meio: a pluralidade de conceitos que denominam a fotografia como um processo artístico assente na subjetividade, na liberdade de expressão. Como a fotografia de hoje pode ser algo além do método, um meio que auxilia e suporta a vivência e o processo de cada autor. Não pensar apenas o meio, abordar a amplitude do pensamento de quem vê e cria, de quem fotografa porque pensa: uma expansão.
Esta edição vai contar, no primeiro dia, com Sónia Neves, com uma apresentação com o título “Eu tenho o poder! — O olhar da câmara.”. Da parte da tarde um painel de relação direta com o arquivo, com Tânia Dinis, com o título “Ficcionar o arquivo não é destruir o arquivo”. Para terminar o primeiro dia, no que remete às conversas, teremos Eduardo Brito que nos falará sobre a ideia de “Intuir, Pensar e Fazer imagens: não necessariamente por esta ordem”. O segundo dia inicia com a apresentação de João Leal e Raquel Moreira, onde serão abordados “Lugares da Fotografia”. Da parte da tarde teremos Carlos Lobo, com a abordagem à ideia de “Subjetividade e Expansão”, terminado este ciclo de conversas com Pauliana Valente Pimentel, com a apresentação do seu trabalho “New Age Kids”.
No dia 23 pelas 22h, teremos também a projeção de um filme de Roberto Rossellini, “A Máquina de Matar Pessoas Más”.
Este ciclo de conversas é desenvolvido pela Oficina de Fotografia da AO NORTE, com coordenação de João Gigante.
Promovido pela Oficina de Fotografia da AO NORTE, o projeto RE.VER tem como intuito tornar público um conjunto de atividades e discussões em torno da imagem fotográfica. Pretende-se que Viana do Castelo seja o centro de uma nova plataforma de pensamento sobre o ato fotográfico.
Autores, editores, comissários, produtores e outras entidades envolvidas e interessadas nestes conceitos podem desta forma apresentar e discutir diferentes processos de trabalho.