Carlos Lobo (EA.UCP). Fotógrafo, músico, investigador e programador na área da fotografia. Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é investigador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto. É desde 2018 o coordenador do Mestrado de Fotografia na Escola das Artes. É, ainda, programador independente do CAAA (Centro Assuntos Arte e Arquitectura) e editor da LEBOP, editora especializada em livros de fotografia. Tem já várias monografias editadas, estando o seu trabalho representado em inúmeras e prestigiadas colecções de fotografia.
Eduardo Brito trabalha em cinema, escrita e fotografia. No cinema, a que se tem dedicado principalmente, escreveu e realizou a longa-metragem A Sibila (2023), a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís. Realizou várias curtas metragens, entre as quais Penúmbria, Declive e Úrsula. Escreve regularmente argumentos para filmes de vários realizadores, entre os quais O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias, A Glória de Fazer Cinema em Portugal, de Manuel Mozos ou O Homem Eterno, de Luís Costa. Entre a fotografia e a escrita, os seus trabalhos exploram quase sempre os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem: assim por exemplo com os livros As Orcadianas, East Ending e Fala Comigo, Pedra e Histórias Sem Regresso. Eduardo fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. É assistente convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é também doutorando, e na ESAD.
Artista e professor. Participa em exposições individuais e colectivas desde 2001. Desenvolve trabalhos utilizando imagens em movimento, estáticas e som que se apresentam no formato de exposição, projeção e instalação. Enquanto artista tem como principais interesses as ideias de “estrutura” (e as suas várias conotações), a dicotomia “proximidade / distância” e as formas de ocupação do espaço expositivo. Em 2005 venceu, ex-aequo, o Prémio Pedro Miguel Frade, do Centro Português de Fotografia, com o trabalho “Night Order”. Em 2018 venceu o prémio aquisição da XX Bienal de Cerveira, com o trabalho "Where Am I". Doutoramento em Artes Visuais ("practice based" nas áreas da fotografia, instalação e video arte) pela University of South Wales com ligação ao European Centre for Documentary Research. Foi colaborador de várias instituições (TNSJ, TNDM II, RTP, Casa da Música). Actualmente é docente em exclusividade no Departamento de Artes da Imagem do P.Porto || ESMAD, membro integrado do ID+ | IMAD - ID+ | IMAD - Grupo de Investigação Media e colaborador do CEAU | AAI - Grupo de Investigação Arquitetura, Arte e Imagem. Desde 2017, trabalha em colaboração com Mark Durden num projeto de fotografia da arquitetura modernista europeia, tendo começado o projeto com as obras de Álvaro Siza. O website do projeto é www.durden-leal.com.
www.joaoleal.pt
Pauliana Valente Pimentel (1975. Lisboa). Como artista visual faz exposições regulares desde 1999. Em 2005, participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertenceu ao colectivo [Kameraphoto] desde 2006 até à sua extinção em 2014. É professora de fotografia autoral e narrativas fotográficas. Em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora “VOL I” (Pierre von Kleist), “Caucase, Souvenirs de Voyage” (Fundação Calouste Gulbenkian) em 2011, em 2018 “Quel Pedra” (Camera Infinita), em 2019 “Narcisismo das Pequenas Diferenças” (Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa), em 2021 "Rub Al Khali" (Kiosk Zine) e em 2024 "Faro-Oeste" (EGEAC). Realiza também filmes. Em 2015 recebeu o prémio de Artes Visuais pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 foi nomeada para o Prémio NOVO BANCO Photo. Esteve durante 5 anos representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea e 7 anos na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Atualmente colabora com galerias internacionais. Parte da sua obra pertence a colecionadores privados e institucionais.
Raquel Moreira (Porto, 1983). Artista plástica, professora no Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2016 e na Universidade do Minho entre 2021 e 2023. Tem vindo a desenvolver atividade profissional na organização de exposições e atividades educativas, tendo colaborado de 2006 a 2015 na Solar - Galeria de Arte Cinemática e no Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, do qual é membro da comissão de seleção. Integra atualmente a equipa de direção dos Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE. Doutorada em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, dedicando a sua investigação à invisibilidade nas práticas artísticas contemporâneas. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A sua formação inclui ainda o mestrado em Estudos Artísticos - Estudos Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia na mesma Faculdade, e a licenciatura bietápica em Gestão do Património na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A sua prática privilegia o desenho, a pintura e a fotografia, bem como a publicação de livros de artista. Tem participado regularmente em exposições individuais e coletivas desde 2010, em espaços como a Casa Tait, Casa do Médico, KubikGallery, Fundação José Rodrigues, Museu da Faculdade de Belas Artes, Galeria do Sol, Sismógrafo, Museu de Serralves, The Cave Photography, Extéril e Maus Hábitos (Porto), Lugar do Desenho (Gondomar), Colégio das Artes e Círculo de Artes Plásticas (Coimbra), Zaratan (Lisboa), Bienal de Cerveira e Bienal de Trás-os-Montes. https://raquelmoreira.com
Sónia Neves nasceu em Evander, África do Sul, em 1978. Vive e trabalha no Porto. Doutora com Menção Internacional em Belas Artes pela Universidade de Vigo e investigadora integrada no CITAR. Ensina Fotografia na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa desde 2008. Publicou em 2023 o livro Prova de Luz: 21 Poses no âmbito do projeto “Participo! Participação Cívica e Política das Mulheres” financiado pelo Programa EEA Grants Portugal. Foi bolseira da FCT (BD) e investigadora em residência na Academy of Fine Arts Helsinki. Colaborou com Arlindo Silva num trabalho em parceria entre 2003 e 2008. Foi assistente de produção na Galeria Presença. Licenciou-se em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2001, e no mesmo ano foi bolseira do programa Erasmus realizado na Accademia di Belle Arti di Bologna. Desde 1999 que expõe pontualmente, sobretudo em espaços independentes da cidade do Porto.
Tânia Dinis, Vila Nova de Famalicão, 1983 Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP (2015) e Licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE (2006). O seu trabalho atravessa diversas perspectivas e campos artísticos – fotografia, performance, cinema – numa estética relacional, partindo de imagens de arquivo, pessoais ou anónimas, da sua apropriação, ou outros registos de imagem real. Realizadora selecionada para a Bolsa do FilmaPorto com projecto de curta metragem TÃO PEQUENINAS, TINHAM O AR DE SEREM JÁ CRESCIDAS, vencedor da melhor curta metragem nacional no IndieLisboa 2024 e melhor documentário Português no MDOC Melgaço 2024. Espectáculo teatral Elas Entram e Ficam!, 2023 com produção do TEP e do Teatro Municipal do Porto. Direcção artística do projecto educativo Todos vivemos a mesma viagem de maneiras diferentes 2022 do Circuito Braga Media Artes Braga, GNRATION, 2022. Projecto educativo ATOS, Odisseia Nacional do Teatro Nacional D, Maria II, com o Plano Nacional das Artes e o Circuito Braga Media Artes Braga, 2023. Curta metragem Não são favas, são feijocas, 2013 premiada em vários festivais de cinema, seguida de outros trabalhos – Arco da Velha, 2015, Laura, 2017- prémio Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Brasil. Lurdes (2022), prémio no FUSO Vídeo Arte Lisboa. Catraias, 2013, com produção do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde. Exposição individual, ALEGORIA FOTOGRÁFICA no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, apoio DGArtes, 2020 e reposição em 2023 na galeria Cruce em Madrid. Foi a artista selecionada na 2ª Bolsa de Criação do PACT - Plano de Apoio à Criação Territorial ARTISTA NO CENTRO 2019/2021 pela A Oficina Guimarães. Realizadora selecionada SANGUE NOVO 22º Festival de cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, 2019. Foi uma das vencedoras dos Laboratórios de verão no GNRATION, com a instalação audiovisual – sobrepostos, 2020. Tem colaborado com o serviço educativo do Curtas Metragens de Vila do Conde, Porto Post Doc, Porto, Family Film Project, Festival S8, Corunha. Lecionou em 2020/2021 o 1º ano de Teatro da Universidade de Teatro do Minho. Atualmente professora auxiliar do departamento de Cinema e Teatro da ESAP e no departamento de Teatro na Universidade do Minho.